Devoir de Philosophie

Condado Portucalense

Publié le 29/11/2013

Extrait du document

DE ALMEIDA Clinger Oral: La independência do Condado Portucalense Questão a estudar: Que impacto teve a independência do Condado Portucalense para a historia da Nação Portuguesa? Que importância tem Portugal da época para a Europa da Idade Média? Esquema do trabalho: I - Condado Portucalense, o nascimento de uma nação A - A reconquista B - Passos para uma consolidação II - Portucale e seus primeiros passos para uma independência da Coroa de Leão e Castilha A - A dinastia Borgonha: as origens B - Dom Afonso Henriques o fundador do Reino português: Dux portugalensis: III - Conclusão Hoje, um retângulo com uma historia tão singular e quem sabe, uma das histórias de cunho e aventuras, onde foi o palco dos primeiros cruzados e dos primeiros a dar uma nova cara a esta Europa da Idade Media Alta. Homens que assim puderam escrever nela suas historias e deixar-nos uma herança que hoje conhecemos como Portugal. Um pais que passou um processo na construção de suas bases, que são até hoje. Processo pelo qual onde houve lutas, revoltas, políticas e reconquistas que levaram o primeiro Condado Portucalense a criar uma das autonomias da época. Com certeza, um dos primeiros países a definir suas fronteiras e quem sabe o primeiro. Talvez quem sabe si o Condado Portucalense desde o século IX, não desejasse aglomerar-se na sombra dos primeiros condes do reino de Leão e Castela e por outro lado, fator importante da reconquista das terras ibéricas, hoje Portugal talvez não existira. I - Condado Portucalense, o nascimento de uma nação A - A Reconquista A invasão mulçumana na Península Ibérica vai mudar muito o aspecto destas regiões como já sabemos. O povo ibérico passa por uma aculturação e se integra a esta nova sociedade implantada desde 711. A presença árabe é relativa no norte do Douro. Como boa parte da Península, onde os reinos cristãos se instalam. Por outras palavras...

« Europa da Idade Media Alta.

Homens que assim puderam escrever nela suas historias e deixar-nos uma herança que hoje conhecemos como Portugal. Um pais que passou um processo na construção de suas bases, que são até hoje.

Processo pelo qual onde houve lutas, revoltas, políticas e reconquistas que levaram o primeiro Condado Portucalense a criar uma das autonomias da época.

Com certeza, um dos primeiros países a definir suas fronteiras e quem sabe o primeiro. Talvez quem sabe si o Condado Portucalense desde o século IX, não desejasse aglomerar-se na sombra dos primeiros condes do reino de Leão e Castela e por outro lado, fator importante da reconquista das terras ibéricas, hoje Portugal talvez não existira. I – Condado Portucalense, o nascimento de uma nação A – A Reconquista A invasão mulçumana na Península Ibérica vai mudar muito o aspecto destas regiões como já sabemos.

O povo ibérico passa por uma aculturação e se integra a esta nova sociedade implantada desde 711.

A presença árabe é relativa no norte do Douro.

Como boa parte da Península, onde os reinos cristãos se instalam.

Por outras palavras, é de ai que se nascera uma sociedade medieval que se firmara no decorrer do tempo com seus princípios e claro com suas pretensões.

Antes de tudo, devemos saber como era o homem visigótico.

Homens que gostavam de ir a guerra.

Bravos e sem medo, estes homens vão assim dar inicio a reconquista das terras dominadas pelos mouros.

A reconquista começa com Alfonso I que conquista a Galícia chegando até o Douro, conquistando Astorga e sobretudo Leão que será a capital da monarquia asturiano-leonesa.

Depois, ele conquista as cidades do Porto, Braga, Viseu e Chaves por volta do ano 868.

Por não dispor de muitos homens, estas conquistas não darão seguimento.

Além disso, a política da terra queimada que os cristãos realizavam, provocou assim um despovoamento destas regiões no norte do Douro e impedindo assim, os mouros de utilizar-las.

O rei então povoa o norte Cantábrico e Astorga com estas populações vindas destas terras.

No final dos séculos IX e X, o reino cristão já se estendeu do Minho até Astúrias.

Um processo de repovoamento é realizado nas regiões despovoadas e é a partir deste período que aparecerá as dinastias que ocuparão esta parte norte da Península Ibérica.

Algarve será conquistada na metade do século XII. B – Passos para uma consolidação. »

↓↓↓ APERÇU DU DOCUMENT ↓↓↓